Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Campeonato Brasileiro de Trekking!

O trekking e uma forma saudavel de diversao e contato com a natureza!
Pratico trekking há alguns anos e, sempre como lazer e passeio, com objetivo de subir uma montanha, conhecer um lugar novo, curtir o visual e a natureza.
Mas, dessa vez foi diferente!
Estive em Passa Quatro - MG, nas terras altas da mantiqueira, participando do 10º Campeonato Brasileiro de Trekking. E claro que continuo querendo curtir o visual e a natureza, mas dessa vez foi participando de uma modalidade de esporte que até então não conhecia, o enduro a pé de regularidade. Nos inscrevemos na categoria "Trekkers", que é a mesma que iniciantes, porém podendo usar GPS e "computador de bordo".

A Equipe JF, formada por Luiz Cláudio, Alessandra, Adriana e eu, fomos estreantes na competição. Nunca tínhamos ouvido falar em campeonatos de trekking e não conhecíamos as regras. Chegamos em Passa Quatro de tivemos que descobrir tudo sobre as provas, uso de bússolas, medida de distância contando os passos, etc.

Equipe JF - Luiz Cláudio, Alessandra, eu e Adriana
Adriana medindo o comprimento de suas passadas

Foram 4 etapas, sendo que as duas primeiras ocorreram na noite do dia 15 de novembro e as outras 2 foram de dia, uma 16 e ou 17 de novembro. Nos 3 dias foram percorridos de 35 a 36 Km, subindo e descendo montanhas e pastos, dentro de rios, sobre estradas férreas, estradas de terras e ruas de Passa Quatro.
Largada para prova noturna
Equipe JF na largada para última prova

A sorte que Luiz Cláudio já participa de provas de enduro de moto há mais de 20 anos e, por isso, é excelente navegador, entendendo tudo de planilhas de navegação, cálculos de tempos para passagem nos PCs (postos de controle). Por isso, nossa equipe surpreendeu a todos e ficou super bem colocada nas provas.
Luty e Adriana fazendo cálculos e revisando as planilhas

Belas trilhas pelo caminho

Adriana com sua calculadora na contagem infinita de passos para calcular as distâncias

Passando por um PC (Alessandra e Adriana)

Caminhando pelos rios


Foram 3 dias de muita diversão, boas risadas, ótima comida no restaurando do Juliano, em Itanhandu, bons papos e muita, mas muita, malhação.
Valeu Equipe JF!!!

Namastê!

Nenhum comentário: