Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Treinamento

Cara, vou caminhar durante 17 dias, montanha acima e abaixo e ainda por cima com ar rarefeito!!! Preciso treinar bastante e emagrecer uns bons kilos!!!
Isso foi uma das primeiras coisas que pensei quando decidi fazer a viagem ao Himalaia!! Tinha uns 6 meses pela frente para me preparar.
Decidi então que precisava da ajuda de um Personal Trainer e procurei o pessoal da VidAtiva Consultoria Esportiva para iniciar os treinamentos. Isso foi no início de setembro de 2010. Estava na época sem malhar há uns 6 meses e com 76,5 Kg. Para quem tem 1,69 m é um pouco acima do peso ideal, ou seja, gordinho!!
O mais difícil foi arrumar um horário para fazer as atividades físicas, pois trabalho o dia inteiro!!
Marcamos então para começar no dia 13 de setembro, às 6 horas da manhã!!! Isso mesmo, de madrugada!!
Iniciamos apenas com treinamento funcional, 3 vezes por semana, nas duas primeiras semanas! Depois, passei a madrugar todos os dias, fazendo treinamento funcional nas segundas, quartas e sextas e atividade aeróbica (caminhada e, principalmente, corrida) nas terças e quintas, cada vez com maior intensidade!
Além disso, nos fins de semana aproveito para vestir as botas de trekking (importante amaciar o equipamento), a mochila (cheia de blusas de lã, sacos de feijão, arroz, etc, só para fazer volume e peso) e subir várias vezes as escadas do prédio em que moro e também o morro da minha rua, que diga-se de passagem, é bem íngreme. De vez enquanto, isso fica um pouco mais agradável com a companhia da minha baixinha mais nova, a Lis (5 anos), que adora ir para sala de ginástica e malhar comigo. Já chegou até a subir as escadas aqui do prédio (16 andares) 2 vezes seguidas comigo.  E, às vezes, também saio para pedalar!

Lis e eu treinando na escada do prédio
Além disso, já fiz algumas caminhadas até o Morro do Pião, no Parque Estatual de Ibitipoca, que fica a 1722 m de altitude e está a cerca de 5 km da entrada do parque, ou seja, são uns 10 km de caminhada.

Principais trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca


Adriana (minha esposa) e eu no Pico do Pião - Jan/2011
Minha filha Mel (7 anos) iniciando no Trekking

Toda a família (Eu, Adriana, Mel e Lis) em Ibitipoca, após o Trekking.
Notar que Lis também já está treinando com os bastões da caminhada.

O treinamento é bastante duro, mas quando a gente tem um objetivo, ele se torna super prazeroso!! É ótimo sentir a evolução e o ganho de preparo físico, além claro, de ver os números diminuindo na balança. Já estou com 70,5 Kg e pretendo viajar com uns 69 Kg. Cada kilograma que emagreço é menos 1 kilo que vou ter que carregar montanha acima!!

2 comentários:

lucasleite disse...

é isso ai zeca...estamos com você, vale cada sacrifício para atingirmos nossos objetivos,,, cada dia mais superamos obstáculos como dores, preguiça, clima, fome entre outros... fazer parte da sua preparação é um privilegio para mim e para nossa equipe vidativa, tenho certeza do seu sucesso,,,e estamos de acompanhando em cada passo ate o ponto mais alto....
abraços
lucas leite

zeca disse...

Valeu Lucas!!!
Pelo apoio e pela força nos treinamentos!!
Grande abraço!
zeca