Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vacinas para Viajantes

O viajante corresponde um grupo especial que possui riscos de contrair doenças durante o período de sua viagem. Dependendo para onde o viajante está indo, é preciso cuidados com o risco de adquirir determinados doenças, seja através da alimentação e água, uso de ambientes fechados, como por exemplo o avião, contato com germes (vírus, bactérias, etc) para os quais não tem anticorpos, contato com vetores de doenças, insetos principalmente. E, o turista também pode levar doenças para o lugar onde está visitando. Como exemplo, podemos citar a febre amarela, cuja vacina é exigida para entrada em determinados países e deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da data da viagem.
Sendo assim, uma visita ao médico e um planejamento antes de partir é importante, principalmente quando estamos visitando países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, onde as condições de higiene nem sempre são as mais adequadas.
Algumas vacinas são recomendadas como medida de prevenção do viajante que se desloca para qualquer país, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dT (difteria e tétano), hepatites A e B, poliomielite, influenza e meningite meningocócica, cólera e febre tifóide. A principal orientação da Anvisa é que o viajante esteja em dia com seu calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A vacinação deve ser registrada no Certificado Internacional de Vacinação que é emitido em qualquer um dos postos da Anvisa em Portos, Aeroportos e Fronteiras.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas nos sites da ANVISA (http://www.anvisa.gov.br/paf/viajantes/rsi.htm) e do CDC – CENTERS FOR DISEASE CONTROL EM PREVENTION dos Estados Unidos (http://wwwnc.cdc.gov/travel).

Com isso, fui conversar com amigos infectologistas (Dr. Cassimiro Baesso e Dr. Guilherme Cortes) e depois com o especialista em vacinas, Dr. Mário Lúcio de Oliveira Novaes, da Clínica Vaciclin em Juiz de Fora – MG, e comecei meu programa de imunização. Antes fiz exames de sangue para conferir minha imunidade para diversas doenças e daí iniciei a atualização do meu calendário de vacinas. Foram 7 picadas em 3 semanas. Iniciei com a Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Febre Amarela e DTPA (Difteria, Tétano e Coqueluche). Nesse dia, aproveitei para levar minha baixinha, Lis, para atualizar seu cartão da vacinas, pois estavam faltando algumas vacinas que são feitas aos 5 anos de vida. Tadinha, ela ficou morrendo de medo, mas se comportou super bem e nem chorou. Na semana seguinte, foram as vacinas para Hepatite A e Meningite. E na terceira semana, contra a Cólera e Febre Tifóide. Alem disso, ainda faltam a 2a dose de DT (Difteria e Tétano) e Cólera. Ou seja, são muitas agulhadas, mas, como médico, fico protegido para viagem e também para o contato com as crianças que atendo todo dias.
Não esqueçam, toda vez que forem viajar, procurem um médico especialista e atualizem suas vacinas.

3 comentários:

dliberalesso disse...

Opa Zeca!!

Sou do RS, e estou planejando uma viagem com um tio meu para o Nepal, fazer esse mesmo trekking q vc, em outubro de 2011.

Gostaria de saber se vc tem aquele seu checklist e como fez para "importar" os equipamentos.

Abraço e boa caminhada!

zeca disse...

Ola Douglas!!
Curta todo preparativo para sua viagem!! A gente começa a viajar alguns meses antes!!! Aproveite também para ler as histórias e estórias do Everest. A gente vai se envolvendo mais com o lugar e começa a entender um pouco melhor.
Estou te enviando a check-list por e-mail!!
Um grande abraço e boa sorte na sua programação de viagem
zeca

adriana Couto disse...

Meu atleta da madrugada..........