Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

domingo, 10 de abril de 2011

De Volta a Kathmandu

Apesar da chuva a noite e o medo de cancelarem o voo, o dia amanheceu claro e o voo de volta a Kathmandu foi, meio perto demais das montanhas, mas, tranquilo.
Depois de quase 2 semanas no silencio e paz das montanhas do Himalaia, de volta a confusao, buzinas e poluicao de Kathmandu. Mas tudo tem uma compensacao, bom hotel, com espaco e banheiro no quarto, BANHO, temperatura agradavel e, o melhor de tudo, ROUPA LIMPA.
Alguns aspectos interessantes dessa viagem:
* O Nepal e um pais lindo, de cultura riquissima, muita religiosidade (Budismo e Hinduismo.
* Nos Himalaias a religiao predominante e o Budismo.
* O povo Sherpa (das montanhas) e extremamente agradavel, educado, mistico e feliz, apesar da enorme pobreza.
* O Himalaia e um dos lugares, senao o lugar, mais lindo que conheci.

Alguns aspectos do Trekking:
* Fazer um trekking de 2 semanas e pauleira, mas vale a pena.
* Depois de uns dias na trilha, principalmente com frio intenso, as nocoes de higiene, como tomar banho (geralmente os banheiros eram do lado de fora e com pouca agua), roupas limpas (nao tem espaco para levar nas mochilas e nao da tempo de lavar), vao ficando de lado. Repetimos, todos nos, meias, cuecas, camisas, calcas, blusas varias vezes. Dias sem banho, melhor nem contar. Algumas vezes, para nao dizer que nao tomei banho, usei lencinhos umidecidos, mas so nas partes mais criticas. Cheguei a ficar mais de uma semana sem ver meu rosto no espelho.
* Aquecimento - Nada que um coco de Yak seco não resolva para colocar no forno e aquecer o ambiente.
Pilha de coco de Yak ressecado para usar como "lenha".

* Banheiros, para que banheiros? Para que marmore, ceramica, privada? Bastam 4 paredes de madeira na beira da montanha, com o chao de tabuas, faltando um pedaco no meio. Agora, e so agachar e pronto. So nao pode errar o buraco. Ah! Depois, tem umas folhagens no canto, so varrer por cima - manobra do gato!
Um banheiro típico da trilha. Notar o espaço no chão onde temos que mirar.

* Banheiro fora do quarto a noite, naquele frio, nem pensar. Nada que uma garrafa de agua vazia nao resolva. Naquele frio todo, do lado de fora, se bobear nao dava nem para achar as coisas...
* Estar preparado fisicamente e mentalmente e importante. Apesar do caminho nao ter sido nada facil (Janela do Ceu em Ibitipoca e fichinha), nao tive nenhuma dificuldade nesse ponto. Agora, tem que torcer para nao pegar uma ziguezira no caminho, como aconteceu comigo.
* No mais, foi so curtir as endorfinas do exercicio, a paz, o silencio e o visual das montanhas mais altas do mundo.

Chego em JF no final da semana, sao 48 horas de viagem e so saio daqui na terca de manha. Chegando, com uma internet melhor, vou colocar umas fotos aqui.

Agora e pensar na proxima viagem. Conversando por aqui, me interessei muito num pequeno pais vizinho, tambem nos Himalaias, com lindas paisagens, trekking, mountain bike, uma cultura riquissima e um dos maiores indices de felicidade da populacao. O pais e o Butao. Entao quem sabe o proximo blog nao sera Zeca no Butao?

NAMASTE

Nenhum comentário: