Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

sábado, 26 de março de 2011

Budismo e Hinduismo

Hoje ja e meu terceiro dia em Kathmandu. Acordei bem cedo e fui conhecer a Stupa Swayambhunat, que tambem e conhecida como "The Monkey's Temple, devido a grande quantidade de macacos que tem por la. O templo fica 365 degraus morro a cima e a principal stupa budista do Nepal. O lugar e maravilhoso e estava cheio de pessoas fazendo oferendas e oracoes. E super interessante ficar observando os costumes a cultura local. Dei uma volta ao redor da stupa (normalmente eles dao tres) e rodei as rodas de oracoes. Depois parei p/ observar e tirar fotos.
Ao lado das escadarias para chegar a Swayanbhunat

Stupa de Swayanbhunat

Girando as rodas de orações (sempre no sentido horário e com a mão direita)

De la, sai para viver duas experiencias marcantes e opostas. Primeiro fui ao templo de Dakshinkali, que e um templo hindu dedicado a deusa Kali, que, na melhor traducao que consegui, e a deusa negra do sul. O templo fica ha uns 22 km de Kathmandu e e ao ar livre e a beira de um rio que corre entre as montanhas. Sabado e dia de oferendas e milhares de hindus estavam la para levar suas ofertas a deusa, inclusive fazendo sacrificios de animais, como galinhas e cabritos. Em troca esperam receber sucesso. Kali representa a deusa do tempo e da mudanca. E impressionante observar todas aquelas pessoas, com as maos cheias de oferendas (flores, arroz e outros graos e, alguns com uma galinha debaixo do braco ou puxando um cabrito), com o centro das testas marcadas de amarelo ou vermelho, por se benzerem, em enormes filas, esperando sua vez de mostrar sua devocao e pedir sua bencao. Muitos estao descalcos naquele chao imundo e com restos de sangue dos animais sacrificados.
Confesso que fiquei bastante assustado quando cheguei, nem fotografia estava tirando. Depois de um tempo, fui tentando relaxar e me acostumar e acabei fazendo algumas boas fotos.
Filas de pessoas com oferendas para a deusa Kali

Homem Hindu

Levando a galinha para ser sacrificada

No caminho de volta, pedi ao meu taxicista, o mesmo de ontem, para parar num mosteiro budista maravilhoso que tem no caminho. Desci e andei pelo patio do mosteiro e vi varias criancas estudantes para se tornarem monges. O lugar, alem de lindo e bastante colorido, e super tranquilo e traz uma paz enorme. Bem diferente do que acabara de presenciar poucos minutos antes. A visitabao mosteiro foi otimo para me deixar mais tranquilo no caminho de volta.
Mosteiro Budista

Mosteiro Budista com pequeno monge

Hoje, conheci o grupo do trekking e tivemos uma reuniao com explicacoes sobre a viagem e, depois, um jantar.
NAMASTE

Um comentário:

Henrique Netto disse...

Oi Zeca,muito boa a descrição!Para quem já viu aluma coisa parecida em filmes e tem boa imaginação,dá para acompanhar bem.Pelo visto vc está com fotos muito legais.Não dá para postar algumas?Deus te abençoe.Henrique