Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

sábado, 19 de março de 2011

Planejando sua Aventura

Para a realização de qualquer projeto, seja ele uma viagem ou de qualquer outra natureza, é necessário planejar, estudar as possibilidade e conhecer sobre o lugar ou assunto.
No caso de uma viagem para uma região remota, desconhecida e da qual pouco sabemos sobre os recursos disponíveis e acessíveis durante o trajeto, o planejamento deve ser minucioso e cuidadoso. O planejamento adequado fará a diferença no sucesso e nos prazeres da viagem, evitando os perrengues e chateações.
Uma expedição bem planejada pode ser a chave de seu sucesso e, o contrário, de seu fracasso. Um bom exemplo disso, está na corrida pela conquista do Pólo Sul, entre o explorador norueguês Roald Amundsen e o inglês Robert Falcon Scott no início do século XX. 
Amundsen com seus cachorros  no Pólo Sul
Fonta: http://www.coolantarctica.com/Antarctica%20fact%20file/History/images/amundsen_pole_pose.htm

Scott e seu grupo no marco do Pólo Sul deixado por Amundsen
Fonte: http://www.coolantarctica.com/Antarctica%20fact%20file/History/Robert%20Falcon%20Scott3.htm
Ambos exploradores almejavam ser o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul, que na época era considerado um dos últimos marcos geográficos ainda não atingidos pelo homem. Amundsen era extremamente metódico, organizado e conhecedor do meio ambiente hostil das geleiras, enquanto Scott, nem tanto. Uma das grandes diferenças, dentre muitas, entre as 2 expedições, foi que Amundsen optou por levar cães esquimós para puxar os trenós e treinou bastante na difícil arte de conduzir os cães, enquanto Scott escolheu pôneis para a parte inicial do percurso e depois levaria os equipamentos e mantimentos com tração humana. Amundsen chegou ao Pólo Sul em 14 de dezembro de 1911 e retornou em segurança com todos os membros de sua equipe. Já Scott, só chegou em janeiro de 1912 e teve inúmeros problemas no seu retorno, terminando por morrer junto com toda sua equipe ainda na Antartida.
Após a conquista do Pólo Sul e confirmação do Everest como a maior montanha do planeta, o mundo voltou-se para o Himalaia e o Everest passou a ser considerado o lugar mais remoto da terra a ser conquistado e foi chamado de "O terceiro Pólo".
Outro exemplo recente de falta de planejamento é a história do Padre Adelir de Carli, que em 2008 resolveu tentar bater o recorde de permanência no ar com balões de hélio, partindo de Paranaguá, no litoral Paranaense e com intenção de pousar, 20 horas depois, em Dourados no Mato Grosso do Sul. Só que ele esqueceu de estudar sobre vento e colocar roupas adequadas para o frio em grandes altitudes. Ele subiu até por volta de 5 mil metros, que além do frio intenso e ar rarefeito, havia o risco de se chocar com alguma aeronave. Quando notou que estava voando em direção contrária, ou seja, para o mar, fez um contato e, para surpresa geral, pediu por rádio que alguém o ensinasse a usar o GPS. 
O final dessa história todos conhecem e até hoje não se sabe onde o padre foi parar. Isso mostra a total falta de preparo, conhecimento e experiência, além de irresposabilidade do padre para realização de seu projeto, colocando sua vida e de outras pessoas em risco.
Padre Adelir Carli em seus balões
Fonte: http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/0Iph/Adelir_De_Carli_O_padre_Dos_Baloes_Como_Ficou_Conhecido_Desafiando_O_Perigo_Em_Busca_De_Um_Recorde

Segundo o Dicionário Aurélio, AVENTURA é um empreendimento, ou experiência arriscada, perigosa, incomum, de finalidade ou decorrência incertas.
Tomando essa definição por base, para que todos os riscos e imprevistos sejam minimizados ao máximo, e as "decorrências incertas" não sejam tão incertas assim, o PLANEJAMENTO cuidadoso e minucioso é fundamental.

Segue abaixo algumas dicas simples de organização para uma AVENTURA

ROTEIRO - Após a escolha do roteiro a ser seguido, não esqueça de checar sobre os meios de transporte e de como chegar a cada localidade, inclusive opções de hospedagem, principalmente se estiver viajando em alta temporada. Deixe alguém da família e amigos cientes do seu roteiro caso haja necessidade de comunicar com você.

DURAÇÃO - Pesquise e programe o tempo de permanência em cada localidade, apesar de que eu prefiro viajar ao acaso, deixando a "vida me levar" e decidir onde e quando à medida que as coisas forem acontecendo.

DINHEIRO - É importante conhecer a moeda local, ou qual moeda é aceita, o que normalmente é o dolar. Além disso, uma avaliação e planejamento de custos é fundamental, para que a viagem caiba no seu orçamento. Lembre sempre de levar dinheiro excedente para imprevistos.

CLIMA - Pesquise sobre o clima da região que vai visitar e qual a melhor época para a viagem. O frio ou calor intenso e, principalmente, chuva podem ser grandes importunos.

DOCUMENTAÇÃO - Não esqueça de consultar sobre quais documentos são necessários para efetuar a viagem. Muitos países necessitam de visto antecipado para entrada e alguns pedem para levar fotos para retirada do visto no momento da entrada no país. Não esqueça de manter seu Passaporte válido. A maioria dos países exigem que ele seja válido por pelo menos mais 6 meses antes de sua chegada. Uma dica interessante do Mário Nery (http://trekking.marionery.com) é fazer uma cópia dos documentos e enviar para seu próprio e-mail, assim, em caso de perda, é só imprimir, o que facilita uma retirada de passaporte de urgência no consulado ou embaixada brasileira de onde você estiver.

VACINAS - Como já postado aqui no blog, é importante saber os riscos de doenças do local a ser visitado, o que pode ser encontrado no site do CDC (Center for Diseases Control). Leve com você o seu cartão de vacinas atualizado.

COSTUMES LOCAIS - Estude e aprenda um pouco sobre os costumes do país que vai visitar, assim você evita cometer gafes. Sempre que pedir alguma coisa, principalmente alimentação, pergunte como é, pois pode ser diferente do que você está acostumado ou imagina que é. Não deixe de interagir com outros viajantes e com os locais. A gente sempre aprende muito e, muitas vezes, conseguimos boas dicas culturais, de restaurantes, passeios, hospedagem e lazer.

EQUIPAMENTOS - Procure e adquira o equipamento adequado para a atividade que for fazer. Equipamento em mal estado de conservação e inadequados podem causar problemas sérios. Eu, por exemplo, quando fiz o trekking sobre o Glaciar Perito Moreno, na Patagônia, usei uma bota de trekking inadequada e velha para uso de  crampons e, no meio do gelo, a sola da minha bota se soltou e boa parte do caminho de volta foi uma peleja, tendo que amarrar os crampons à bota com cadarços.

CHECK-LIST - Pesquise, discuta com pessoas mais experientes, escute conselhos e depois crie uma listagem de tudo que você vai precisar durante sua viagem, incluindo vestimentas, mochilas, equipamentos, eletrônicos, documentos, guias de viagem, suas anotações prévias à viagem, medicamentos e tudo mais que achar necessário.  Não deixe de pensar que imprevistos podem acontecer, afinal você está planejando uma aventura. Não esqueça itens como roupa impermeável, capa para a mochila, canivete, lanternas, etc. Não deixe de ter sempre à mão caneta e bloco p/ anotações. Veja a postagem anterior a essa um exemplos de CHECK-LIST que fiz para minha viagem ao Acampamento Base do Everest.

A viagem começa meses antes da partida. Curta o planejamento, a preparação que você já estará viajando muito antes de entrar no avião.

NAMASTÊ!!

Nenhum comentário: