Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

quinta-feira, 24 de março de 2011

Kathmandu

Loucura, Loucura, Loucura. Bem, pelo menos essa foi minha primeira impressao de Kathmandu. A cidade beira o caos, e suja, ou melhor, imunda, com poeira p/ todo lado. Carros, motos, requichas (bicicletas c/ uma cadeira p/ 2 pessoas atras, tipo uma charrete) e pessoas se misturam nas ruas numa zona total, sem contar as buzinas. Eles adoram buzinar. Dirigem feito loucos e buzinando o tempo todo. As buzinas das bikes e requichas sao de producao caseira, ou seja, uma garrafa plastica (refri, produto de limpeza, shampu, etc) adaptada a uma cornetinha. Eles vao apertando a garrafa e sai aquele som irritante, o tempo todo. Entao, alem da poluicao da sujeira e poeira, tem a poluicao sonora. E, para piorar um pouco mais, e lotado de pedintes e pessoas oferecendo coisas p/ comprar.

Thamel - Bairro turístico de Kathmandu

Pelas ruas de Kathmandu
Adiciona-se ainda a isso a falta de sinalizacao e a poluicao visual em algumas ruas, com inumeros letreiros. Tentei segui uma rota indicada no guia da Lonely Planet, mas depois de ficar perdido algumas vezes e de nao encontrar alguns dos monumentos citacos, optei por pegar um requicha p/ ir ate a Durbar Square.
Andando de Requichá pelas ruas de Kathmandu

Os arquitetos devem adorar isso aqui!
Explicando isso, da p/ entender minha primeira impressao.
Mas, apesar de tudo isso, ou por causa disso tudo, Kathmandu e uma cidade super diferente e misteriosa e, porque nao dizer, super interessante. Com suas vielas e becos que misturam o caos com monumentos e pequenos templos de adoracao a Buda, Kathmandu conquista fas por todo mundo e tem no turismo uma de suas principais fontes de renda.
A Durbar Square e a praca do Palacio, o local onde os reis eram coroados e de onde governavam o pais. Hoje estava tendo um festival religioso e o local estqva lotado. Enta, sentei no alto da escadaria do templo mais alto e fiquei horas observando e fotografando o povo que passava por ali.
Durbar Square

Durbar Square (Praça do Palácio)
Sadhus na Durbar Square

Depois, comprei alguns livros sobre o Himalaia e voltei p/ o hotel para relaxar de toda confusao e descansar, porque amanha tem mais.

NAMASTE

2 comentários:

regina junqueira disse...

Zeca, realmente é muito exótico Kathmandu!

Henrique Netto disse...

Oi Zeca,como te disse aprendi....Estou achando muito bons seus comentários e com a vantagem de sempre ter notícias suas e "conhecer" este lado exótico do mundo,bem diferente de nós,ocidentais.Ontem o Flu venceu o América México num jogo sensacional e emocionante.Deus te abençoe.