Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

terça-feira, 22 de março de 2011

Um Pouco sobre o Nepal

Sao 11:45 h ai no Brasil e 17:45 h no meu destino de hoje (Doha), no Qatar. Estamos sobrevoando o centro-norte da Africa e la embaixo parece um BIG deserto. Nao consegui ver nenhuma girafa, zebra ou elefante aqui de cima. Para quem nao sabe, o Qatar e uma pequena peninsula situada no Golfo Persico e sua capital, Doha, esta a apenas 377 Km (1 hora de voo) de Dubai. Este pequeno pais estara sediando a Copa do Mundo de FIFA de 2022.
Depois de quase 2 dias nesse voo, na verdade ja tem 8:30 h no ar, mas a sensacao e que estou aqui a uma eternidade. Resolvi entao estudar um pouco mais sobre o Nepal e, mais especificamente, Kathmandu, que e onde estarei nos proximos dias.
Para muitos, o Nepal e considerado o ultimo Shangri La, um paraiso na terra. Situado entre o Tibet e a China ao norte, com a maior e mais alta cadeia de montanhas do mundo, o Himalaia e, ao sul, esta a India e as florestas do planalto Indiano. O Nepal e uma terra de misterios, misticismo e lendas - como a do Yeti (ou Pe Grande), de florestas, rios com grandes corredeiras e de grandes montanhas. Aqui que estao situadas 8 das 14 montanhas que possuem mais de 8000 metros, sendo o Everest a maior delas, com seus 8848 m. Dai ser o turismo de aventura uma das maiores fontes de renda do pais.
O Nepal sempre foi um pais independente, porem com suas fronteiras fechadas ao mundo, que so foram abertas a visitantes no ano de 1950. A partir dai passou a ser destino obrigatorio de inumeros aventureiros e tambem se tornou paraiso para os Hippies, que vieram para Kathmandu em busca de liberdade e, ate hoje, muitos podem ser vistos por suas ruas.
Em 2008, depois de 10 anos de guerra civil o Nepal, a monarquia foi tirada do poder e onpais se tornou uma republica federativa. Com o retorno da paz o pais se tornou ainda mais tranquilo e seguro para os turistas e, e claro, para seu proprio povo. O nepales e conhecido como um povo simpatico e agradavel, que recebe muito bem o turista, porem ainda vive sob rigorosas tradicoes culturais. Casamentos arranjados, filhas mulheres consideradas como um peso pela familia, preconceito contra mulheres sem filhos ainda sao comuns.
A populacao do Nepal forma um mosaico cultural complexo, com pessoas de inumeras etnias que aprenderam a viver em harmonia. Assim como o povo nepales, as duas principais religioes, Hinduismo e Budismo Tibetano, aprederam a conviver pacificamente, e, com frequencia, monges budistas e hindus pregam no mesmo templo. A titulo de curiosidade, Buda nasceu no Nepal ha 2500 anos.
Gastronomia e viagem muitas vezes andam juntas e dizem que podemos comer como um rei em Kathmandu - acho que vou aproveitar, pois no trekking a comida nao deve ser la essas coisas. A comida tipica daqui e arroz, lentliha, legumes ao curry. Carne e rara na mesa do nepales, pois a maioria e vegetariana. Mas, por sorte, com o turismo, a cozinha internacional invadiu Kathmandu.
Bem, vou ficando por aqui, ja sao 13:45 h ai no Brasil e eu ainda estou aqui em cima, so que la em baixo agora e deserto mesmo, so areia e dunas e o sol ja esta se pondo. Interessante e que ninguem abre as janelas do aviao. Passamos o dia no escuro. Acho que eu fui aquele mala que levantou a janela e deixou luz entrar um pouco, contraindo as pupilas da galera.
Ah! Esqueci de dizer, o voo esta super vazio e deu ate para esticar nas 3 cadeiras p/ cochilar e ver uns filminhos. Assisti 127 horas. Muito bom! Vale a pena!
Estou na van p/ ir p/ o hotel. Cheguei em Doha as 17:00 h do Brasil (23:00 h local), exausto. A cidade e totalmente plana, igual um campo de futebol e o aeroporto super modeno e amplo e as pessoas, muitos com manto arabe e as mulheres so com o rosto de fora. Depois de mais de 26 horas viajando, preciso de banho e cama!
NAMASTE

Nenhum comentário: