Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

sexta-feira, 25 de março de 2011

Patan e Bhaktapur

Acho que hoje finalmente consegui por meu fuso em dia. Apos uma boa noite de sono, acordei cedo fui caminhar por Kathmandu. De manha, Kathmandu e bem mais intetessante. As ruas estao vazias e as pessoas indo aos templos ou comecando a expor as mercadorias. Parece que o comercio e a maior fonte de trabalho por aqui.
Apesar de toda bagunca que descrevi ontem, Kathmandu e uma cidade que cativa a gente, com toda sua religiosidade, a convivencia harmonica entre budismo e hinduismo, seus inumeros templos, stupas e mosteiros, seu povo humilde e simpatico (um pouco pidao demais, mas agradavel), e ate mesmo a propria bagunca. Voltarei aqui facilmente.
No caminho para o centro, um cara comecou a conversar comigo, disse que era estudante de sociologia e foi me explicando algumas coisas sobre a cidade. Me levou num templo e escola para monges budistas, onde pude entrar e ate girar uma grande roda de oracoes. Um lugar super interessante. Mas, no final, e claro, ele perguntou se eu nao podia ajudar e dar algum dinheiro. Eles sempre fazem isso por aqui. Vao chegando de mansinho, puxam papo, vao te acompnhando e, depois, pedem dinheiro. A pedicao de dinheiro e para comprar qualquer coisa chaga a ser pior que nas praias turisticas do nordeste.
Depois, peguei um taxi - paguei R$ 65,00 e o cara ficou o dia inteiro por minha conta - e fui p/ Patan, que e uma pequena cidade colada em Kathmandu, famosa por sua riqueza cultural e seus templos. O lugar e bastante legal e deu p/ tirar varias fotos.
Durbar Square de Patan

Entrada do Museu de Patan

Mulher pegando água na fonte da praça

Detalhes em madeira dos templos

De la, fui p/ Bhaktapur, uma outra cidade a cerca de 16 km de Kathmandu. Aqui e bem mais legal, pois tem menos turista, menos pessoas na rua, e mais limpo e tem umas lojinhas melhores. Almocei num terraco de frente p/ a praca central e depois passei horas perambulando e fotografando.
Mulher com jarro d'água em Bhaktapur

Templos em Bhaktapur

Durbar Square - Bhaktapur

Pelas ruas de Bhaktapur

De volta a Kathmamdu, fui p/ um bar (Himalayan Java) e tomei minha primeira cerveja nepalesa! Muito boa, por sinal! Um menino, de 14 anos e estunde para monge budista sentou na mesa ao lado e ficou conversando comigo um tempao. Estava com irmao, uns 3 ou 4 anos mais novo, tambem estudande p/ monge, vestindo aquelas tunicas, tipo Dalai Lama, e com as cabecas raspadas.
No caminho, parei numa loja de equipo p/ montanhismo e acabei conhecendo Migma Sherpa, um dos sherpas escaladores mais famosos da atualidade. Tirei ate uma foto com ele, tipo tiete mesmo... Rsrsrs
Bem, e isso.
NAMASTE

Nenhum comentário: