Fiz o trekking ao acampamento Base do Everest entre março e abril de 2011!
Agora, vou manter este espaço para discutir sobre trekking e esportes de aventura!!
Aqui está também o meu diário da viagem!
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhece o frio para desfrutar o calor - e o oposto. Sentir a distância."
Amyr Klink

domingo, 27 de março de 2011

City Tour

Ultimo dia em Kathmandu, amanha finalmente voamos para Lukla e comecaremos o trekking. Como sempre, accorded cedo e aproveite para reogarnizar as mochilas e deixar tudo pronto para amanha.
Hoje foi um dia tipico de turismo americano (American way). Saimos do hotel, 13 turistas, cheios de cameras, a Guiana do trekking e a Guiana local e, todo lugar que paravamos, ela reunia o grupo e explicava, tipo excursao, que apesar de instrutivo, meio cansativo. Mas, aproveitei para aprender um pouco mais sobre budismo e hinduismo.
Primeiro, fomos a Pashupatinath, o maior templo Hindu do Nepal e de grande poser espiritual para eles. O temple e dedicado a Shiva, o senhor dos animais. Ao chegar la, recebemos a bencao de um monge, que marcou nossa testa com uma tinta vermelha. So pudemos ver o templo pelo lado de fora, pois so Hindus sao permitidos em Seus templos.

Símbolos fálicos do hiduísmo

No caminho, passamos por varios Sadhus, hindus que se abdicaram de tudo e vivem ao redor dos templos.

Sadhu - Homem macaco

Sadhu

Do Lado de fora do temple passa o Rio Bagmati, que apesar de muito poluido e sagrado para os hindus. Nas suas margens sagradas sao realizadas cremacoes ao ar livre, isso mesmo, deixam o corpo queimando numa grande fogueira, após todo um ritual de preparacao. Nao vimos o ritual, mas havia uma cremacao em andamento.

Pashupatinath, às margens do rio Bagmati, onde ocorrem as cremações

Mais uma vez, depois do templo hindu, fomos visitar uma Stupa e um mosteiro budista, chamado Budinath, que maior do Nepal. Apos as instrucoes da guia, começamos a contornar a stupa, que e feito sempre no sentido horario. No caminho, parei para conversar com um lama budista, que quando soube que eu era brasileiro, primeira coisa que disse foi: "Ronaldo, Kaka". Ficamos os conversando um pouco e ele gostou de mim. Acabou me dando um amuleto budista de sorte, que benzeu junto comigo numa pira de fumaca sagrada.
Stupa Budinath

Com Doaed Lama, após receber cordão abençoado


Almoçamos por ali e depois tivemos um tempo livre no comercio ao redor da stupa. Acabei por encontrar o lama de novo, que me levou para conhecer o mosteiro o mosteiro e o temple em que mora. La, me deu um incenso para eu acender e colocar no templo e depois me levou a outro lama que me benzeu novamente, para que eu tenha uma boa viagem ate acampamento base do Everest e um voo seguro ate Lukla, e me due um lenco de seda, que e um simbolo importante do budismo.

Recebendo a benção de Cerinr Lama para a viagem
Depois de toda essa experiencia - que aconteceu apenas comigo no grupo - fomos para a outra stupa budista, a mesma que tinha ido ontem, Sawayanbunath.

Sawayanbunath

Girando um roda de orações em Sawayanbunath 
Bem, hoje e so. Amanha, levanto as 4:00 h para pegar o voo ate Lukla e iniciar o trekking. Mandarei noticias do caminho, sempre que tiver chance.

NAMASTE

Um comentário:

migjacob disse...

Meu Grande Amigo Zeca. À medida que nos aproximamos das imagens da natureza, cada vez mais extremas e inacreditáveis nos tornamos muito próximos do "Criador" deste universo maravilhoso e acabamos por nos unir às suas criações e muitas vêzes nos sentir conectados espiritualmente à essa energia material que nos causa intensa euforia e deslumbramento!!!!
Beijos do Amigo que te ama!!

Guel.